Avaliação de Novas Tecnologias

A difusão de processos químicos sustentáveis envolve investimentos em tecnologias muitas das vezes que ainda não são maduras tecnicamente. Logo, é notório a existência de riscos tecnológicos acerca da viabilidade técnica dessas tecnologias, especialmente quando se sai de escalas laboratoriais para plantas pilotos, de demonstração e industriais.

Não se trata apenas de verificar se determinada tecnologia é ou não viável tecnicamente. É imperativo examinar a produtividade da tecnologia e sua viabilidade econômica. Neste contexto, a Essenz desenvolve estudos de avaliação de novas tecnologias no setor químico com ênfase na questão do risco tecnológico.

Dentre as tecnologias que compõem o escopo analítico da Essenz, destacam-se desde a produção de biocombustíveis a partir de resíduos agrícolas e o desenvolvimento de plataformas químicas de alto valor agregado em biorrefinarias até rotas de produção de hidrogênio.

Análises e Estruturação de Projetos

Elaboramos estudos da viabilidade técnica e atratividade econômica de projetos que envolvam processos químicos sustentáveis a partir do uso de biomassa, especialmente de resíduos agroflorestais.

Para que efetivamente seja possível o exame da atratividade dos projetos, as análises contemplam estudos acerca da localização do empreendimento, condições de financiamento, mercado potencial e perspectivas de preços dos produtos.

Deve ser ressaltado que os estudos também consideram os riscos técnicos e econômicos envolvidos nos projetos. Caso o projeto mostre-se como viável, prestamos assessoria na estruturação do projeto executivo através da elaboração dos modelos de negócio e de financiamento.

Policy Advisory

O processo de difusão de novas tecnologias muitas vezes está condicionado à existência de políticas públicas, especialmente quando se trata de produtos e processos com potencial para contestar o paradigma tecnológico vigente. Sob a ótica dos atores públicos, o estabelecimento de políticas de incentivo a determinadas tecnologias passa pela avaliação dos custos e benefícios envolvidos. Em função da crescente necessidade da busca por sustentabilidade nas atividades socioeconômicas, a discussão de mecanismos de incentivo a processos químicos sustentáveis e seus condicionantes possui grande relevância. Desta forma, é fundamental a realização de estudos sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos destas novas tecnologias sob uma ótica sistêmica com vistas a identificar tecnologias e políticas a serem priorizadas.

A Essenz desenvolve não apenas estudos analíticos, como também análises quantitativas, a serem utilizados na formulação de políticas públicas. Como ilustração, podemos mencionar estudos de impactos socioeconômicos do ferramental de matriz insumo-produto, inventário de emissões, análise de ciclo de vida, identificação de locais mais propícios à instalação dos novos centros industriais, dentre outros. Todos esses estudos são acompanhados de reuniões técnicas que possibilitem os contratantes compreenderem em sua plenitude as premissas adotadas e os resultados obtidos.